Ainda não há comentários

Os sete mergulhos de Naamã

Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso. Os sírios, numa das suas investidas, haviam levado presa, da terra de Israel, uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. Disse ela a sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samária! Pois este o curaria da sua lepra. Então Naamã foi notificar a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Foi, pois, e levou consigo dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. Também levou ao rei de Israel a carta, que dizia: Logo, em chegando a ti esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. Tendo o rei de Israel lido a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, que possa matar e vivificar, para que este envie a mim um homem a fim de que eu o cure da sua lepra? Notai, peço-vos, e vede como ele anda buscando ocasião contra mim. Quando Eliseu, o homem de Deus, ouviu que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir ter comigo, e saberá que há profeta em Israel. Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então este lhe mandou um mensageiro, a dizer-lhe: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne tornará a ti, e ficarás purificado. Naamã, porém, indignado, retirou-se, dizendo: Eis que pensava eu: Certamente ele sairá a ter comigo, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, passará a sua mão sobre o lugar, e curará o leproso. Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? não poderia eu lavar-me neles, e ficar purificado? Assim se voltou e se retirou com indignação. Os seus servos, porém, chegaram-se a ele e lhe falaram, dizendo: Meu pai, se o profeta te houvesse indicado alguma coisa difícil, porventura não a terias cumprido? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. Desceu ele, pois, e mergulhou-se no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado.
II Rs 5:1-14

 

Naamã era um homem muito respeitado, acostumado a conquistar e a dar ordens, era seguido por muitos e temido pelos inimigos. Mas de repente se viu incapacitado e com seus sonhos e desejos destruídos por causa da lepra. Ele ouviu que havia profeta em Israel e foi buscar sua cura, mas quando recebeu uma orientação, ficou indignado; isto é o que acontece com muitas pessoas que vão em direção a Deus, mas querem que Ele faça do jeito que querem e fale o que querem ouvir, não querem mudar, são resistentes à voz de Deus.

1. Como devemos proceder quando sabemos o que é certo fazer, mas não fazemos por desobediência ou fraqueza? Por exemplo: perdoar, amar, abandonar a prática do pecado, da fofoca, da maledicência, etc.

Foi preciso insistência por parte dos servos de Naamã para ele obedecer Eliseu, por isto existe mensagens repetidas, é Deus insistindo conosco. A cura foi obtida após o sétimo mergulho. Alguém pode pensar que já mergulhou sete vezes, mas se a vitória não chegou é porque falta mais mergulho. Não desista de seus objetivos, de sua cura, da salvação de sua família e natanaéis, seus sonhos profissionais, de seu casamento restaurado, não desista nunca.

2. Podemos imaginar o que seria de Naamã se ele estivesse sozinho, iria embora sem a cura. Mas seus amigos insistiram para ele obedecer. Vamos testemunhar de alguma mudança na nossa vida através das células e discipulado.

Assim como Naamã estava novamente capacitado para a guerra, você também pode ter suas forças restauradas sempre que se sentir fraco, é necessário obediência e também andar com pessoas de Deus ao seu lado para compartilhar, orar juntos e prosseguir com Cristo.

3. Como você tem cooperado para a unidade do corpo de Cristo?

Deus pode curar qualquer enfermidade, não há nada e ninguém mais poderoso do que Jesus Cristo. Ele veio para desfazer as obras do diabo e nos dar vida em abundância. Deus opera milagres.

4. Vamos compartilhar um pedido e apresentar a Deus em oração, tudo é possível ao que crer.

Pr. Rian

Publicar um comentário