Ainda não há comentários

O trigo e o joio

“Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Quando, porém, a erva cresceu e começou a espigar, então apareceu também o joio. Chegaram, pois, os servos do proprietário, e disseram-lhe: Senhor, não semeaste no teu campo boa semente? Donde, pois, vem o joio? Respondeu-lhes: Algum inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Ele, porém, disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis com ele também o trigo. Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. E ele, respondendo, disse: O que semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os celeiros são os anjos. Pois assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim do mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.”
Mt 13:24-30/37-43

 

O mundo que vivemos é o campo em que todo dia o diabo joga a má semente. As pessoas que estiverem desatentas ou longe de Deus acabam alimentando estas sementes e se tornam como joio no meio do trigo. O Espírito Santo trabalha para que sejamos trigo e o diabo para que sejamos joio. O que nós mais alimentarmos é o que vai prevalecer em nós.

1. Quais são as suas atitudes para matar as sementes de joio todos os dias, sem deixá-las crescer?

Esta parábola está relacionando trigo e joio com pessoas, que são filhas do Reino ou do maligno. Jesus não nos autoriza a arrancar o joio, pois amanhã esta pessoa poderia se tornar trigo. Então, minha orientação é que vejamos o joio como o pecado e não como o pecador, assim não correremos o risco de arrancar o trigo pensando que era joio. A tarefa de ceifar o joio será dada somente aos anjos.

2. Como podemos ajudar uma pessoa, quando percebemos que suas atitudes não estão agradando a Deus?

Quando uma pessoa vem para Jesus, o joio dentro dela precisa ser morto e as novas sementes não podem ser alimentadas. O trigo deve ser bem cuidado e as sementes do Espírito Santo devem ser alimentadas a cada dia. É o enchimento do Espírito através do nosso tempo sozinho com Deus, células, discipulados, celebrações, etc.

3. Cite um exemplo que aconteceu em sua vida, de uma semente de joio que foi lançada (brigas, discórdias, fofocas, pecados, etc.), mas você não alimentou e ela morreu.

4. O joio será queimado e o trigo guardado no celeiro de Jesus. Vamos orar pedindo a Deus que nos ajude a matar todo joio que há dentro de nós, e estejamos todos limpos para o dia da colheita.

Pr. Rian

Publicar um comentário