Ainda não há comentários

Você é um Baruque! Um Abençoado, uma Abençoada

1 Palavra que falou Jeremias, o profeta, a Baruque, filho de Nerias, escrevendo ele aquelas palavras num livro, ditadas por Jeremias, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo: 2 Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque: 3 Disseste: Ai de mim agora! Porque me acrescentou o SENHOR tristeza ao meu sofrimento; estou cansado do meu gemer e não acho descanso. 4 Assim lhe dirás: Isto diz o SENHOR: Eis que estou demolindo o que edifiquei e arrancando o que plantei, e isto em toda a terra. 5 E procuras tu grandezas? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda carne, diz o SENHOR; a ti, porém, eu te darei a tua vida como despojo, em todo lugar para onde fores.(Jr 45 RA)

27 Então, veio a Jeremias a palavra do SENHOR, depois que o rei queimara o rolo com as palavras que Baruque escrevera ditadas por Jeremias, dizendo: 28 Toma outro rolo e escreve nele todas as palavras que estavam no original, que Jeoaquim, rei de Judá, queimou. 29 E a Jeoaquim, rei de Judá, dirás: Assim diz o SENHOR: Tu queimaste aquele rolo, dizendo: Por que escreveste nele que certamente viria o rei da Babilônia, e destruiria esta terra, e acabaria com homens e animais dela? 30 Portanto, assim diz o SENHOR, acerca de Jeoaquim, rei de Judá: Ele não terá quem se assente no trono de Davi, e o seu cadáver será largado ao calor do dia e à geada da noite. 31 Castigá-lo-ei, e à sua descendência, e aos seus servos por causa da iniqüidade deles; sobre ele, sobre os moradores de Jerusalém e sobre os homens de Judá farei cair todo o mal que tenho falado contra eles, e não ouviram. 32 Tomou, pois, Jeremias outro rolo e o deu a Baruque, filho de Nerias, o escrivão, o qual escreveu nele, ditado por Jeremias, todas as palavras do livro que Jeoaquim, rei de Judá, queimara; e ainda se lhes acrescentaram muitas palavras semelhantes. (Jr 36:27-32 RA)

Participando

Estamos nos finalmentes do ano 2019. Certo? No coração de Baruque “andavam” alguns pensamentos, sentimentos que Deus estava observando. Deus não aprovou, e deu respostas a Baruque. Há muitas lições que Baruque nos ensina. Ele, pelo que vemos, estava insatisfeito, apesar dos privilégios que possuía. Atuava como escriba, frequentava a corte, tinha acesso entre as elites, mas parece que queria mais, a ponto de Deus perguntá-lo: Procura tu grandezas? Devemos andar como pessoas gratas, por tudo, pelo que aconteceu, e pelo que “achávamos” que ia acontecer, que não aconteceu. Jeremias e Baruque viviam momentos difíceis.

1. Você pode dizer que “pensamentos”, “sentimentos” andaram pelo seu coração neste ano de 2019, bons ou não?

2. Em sua opinião, o que pode ter gerado “ais”, dores, gemidos e cansaço no coração de Baruque?

3. Deus deu promessa de vitória, resgate, para Baruque. Você se sente e vive como um abençoado, nos dias de hoje? Pode dar exemplo na prática, de como é isto?

Concluindo

A palavra Baruque significa Abençoado, Bendito. Deus manda te dizer: Você é um Baruque, um Abençoado, uma Abençoada. Profetize sobre alguém na célula hoje, que ele(a), é um Baruque. Vamos finalizar, com oração de gratidão e  com um Grande “Glória a Deus”!!!

Elaborada por Pr. Wagner
Pregada em 15/12/19

Publicar um comentário