Quando lemos a história da igreja de Cristo registrada em Atos dos Apóstolos, vemos o sonho de Deus para a Igreja:
-
Uma Igreja cheia do Espírito Santo.
-
Uma Igreja que exala amor fraterno pelos poros.
-
Uma Igreja que cultiva uma paixão ardente pelas pessoas ainda a serem salvas.
-
Uma Igreja que ganha vidas para Cristo e cuidam muito bem destas pessoas.
-
Uma Igreja que faz do novo convertido, discípulo frutífero de Cristo.
-
Uma Igreja que se mantém na doutrina dos apóstolos.
-
Uma Igreja que pratica unidade através de amizades profundas e saudáveis.
Seria possível repetir aquele de calor de relacionamentos tanto com Deus como os irmãos? Sem dúvida que sim. Isso porque Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente e o Espírito Santo continua agindo! Entretanto para que este sonho se torne em realidade é necessário crer e seguir o que Jesus ensina acerca de como fazer igreja. Mas para isso é necessário resgatar princípios do sucesso do passado e contextualiza-los para os nossos dias. Deus revolucionará nossas vidas e igrejas!
Dentre os vários princípios que precisam ser resgatados, um deles é que a igreja precisa voltar a acontecer nas Casas e no Templo, ou seja o Pequeno Grupo ou Célula e a Grande Celebração que são todas as células reunidas no templo celebrando ao Senhor Jesus!
“E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus o Cristo.” (Atos 5:42)
Considere que o coração do Reino de Deus é a Igreja do Senhor Jesus, composta de todos os salvos. Entretanto aquela tem como coração a Igreja Local, que é a igreja visível ou seja a reunião dos salvos em um determinado endereço. É no contexto da igreja local que tudo acontece, evangelismo, cuidado pessoal, crescimento, comunhão, etc. Porém o coração da igreja local é a Célula, que é a igreja nas casas, a qual também tem como coração o MDA ou micro-célula de discipulado apostólico que provê um acompanhamento individual denominado Discipulado Um a Um.
Através da célula é possível haver a descentralização do cuidado pastoral. O processo é supervisionado, inclusive para que todos tenham um discipulador e também discipule! É o Corpo de Cristo em ação e não mais de um clero especializado. Este é o desejo de Deus, o corpo de Cristo funcionando com cada um de seus membros.
Desta maneira os pastores podem atuar como técnicos no treinamento dos santos para a grande partida do resgate de vidas.
- Pastor não é para fazer tudo sozinho na igreja, mas são treinadores dos que irão fazer.
- Pastor equipa a ovelha, dá vacina, instrui, corrige, defende do lobo, etc.
- Pastor conduz, dá visão ao rebanho e leva-o às melhores pastagens.
Enquanto isso, o rebanho bem cuidado e saudável está agindo a favor do Reino:
-
Ovelha gera ovelha!
-
Ovelha sadia sempre dá cria!
-
A ovelha que gera, cuida!
A célula não serve só para praticar comunhão, como muitos acham. Ela possui uma missão multipla na qual devemos nos engajar e agir por onde quer que passarmos ou frequentarmos. Os tópicos abaixo definem esta missão:
-
Evangelismo
-
Integração e Consolidação
-
Pastoreamento e Discipulado
-
Comunhão
-
Treinamento de Líderes
-
Crescimento e Multiplicação
Escada do Sucesso
Cada pessoa ao se converter, precisa ser integrado. Desde o início, o novo convertido já é visto como um futuro líder, um discípulo que estará sendo preparado para também discipular. O treinamento começa na chegada de uma forma natural. Assim cada discípulo de Cristo, na Menorah, subirá a escada que cumpre o plano de Deus. Que Deus nos ajude a…
Ganhar Multidões e Cuidar Dem Delas!
Pr. Paulo de Faria Filho