(0 Votes)

23  Pedro, pois, convidando-os a entrar, hospedou-os. No dia seguinte, levantou-se e partiu com eles; também alguns irmãos dos que habitavam em Jope foram em sua companhia.  24  No dia imediato, entrou em Cesaréia. Cornélio estava esperando por eles, tendo reunido seus parentes e amigos íntimos.  25  Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou.  26  Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem.” (Atos 10:23-26 RA)

 

“Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. ” (Apocalipse 19:10 RA)

 

Antes mesmo de nos fixarmos, em ser verdadeiros adoradores (Jo 4:23,24), devemos nos questionar: “- estamos adorando a pessoa certa”? Isso por que, estamos numa época de adoradores de muitas pessoas ou coisas, menos do Deus-Eterno! Adorar, é se prostrar diante de alguém por sua grandeza, é respeito profundo, é devoção. Só Deus é digno de receber toda a adoração! (Ap 19:10)

1.      O que você sente quando alguém diz que adora um animal de estimação, ou uma pessoa, por exemplo?

 

Atualmente vemos pessoas adorando: personalidades, a si mesmos, modismos evangélicos, ideologias contraditórias à Bíblia, etc. Jesus porém reafirma que só devemos adorar e cultuar, a Deus! (Mt 4:10).

2.      Você pode citar algum exemplo, que você vê no dia a dia, dessa adoração que não é oferecida a Deus?

 

Não é só quem rouba que comete um crime, mas também quem faz a receptação de algo roubado! Não temos o direito de ficar com a glória que pertence a Deus! Veja o que Ele diz: “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.” (Isaías 42:8 RA).

3.      Em um dos versículos lidos no texto de Atos, vemos que Pedro não receptou a glória de Deus. Qual é esse versículo e como Pedro fez?

 

A Bíblia ensina em Rm 13:7, que devemos pagar as dívidas que temos com as pessoas. Se for imposto, tributo ou honra, que sejam pagos!

4.      Que tipo de honra, temos o direito de prestar às pessoas?

 

Deus operou tremendamente na reunião na casa de Cornélio, por que Pedro não receptou a glória que pertencia a Deus! Vamos orar para que o mesmo aconteça em nossa vida, nossa família e nossa célula!

 

Elaborada por Pr. Paulo

Pregada em 04/12/16