(0 Votes)

“O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro que tinha sessenta côvados de altura e seis de largura; levantou-a no campo de Dura, na província da Babilônia.” (Daniel 3:1 RA)

 

 12  Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província da Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti, a teus deuses não servem, nem adoram a imagem de ouro que levantaste.  13  Então, Nabucodonosor, irado e furioso, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. E trouxeram a estes homens perante o rei.  14  Falou Nabucodonosor e lhes disse: É verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vós não servis a meus deuses, nem adorais a imagem de ouro que levantei?  15  Agora, pois, estai dispostos e, quando ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da gaita de foles, prostrai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos?  16  Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder.  17  Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei.  18  Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.

     19 ¶ Então, Nabucodonosor se encheu de fúria e, transtornado o aspecto do seu rosto contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, ordenou que se acendesse a fornalha sete vezes mais do que se costumava.  20  Ordenou aos homens mais poderosos que estavam no seu exército que atassem a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os lançassem na fornalha de fogo ardente.  21  Então, estes homens foram atados com os seus mantos, suas túnicas e chapéus e suas outras roupas e foram lançados na fornalha sobremaneira acesa.  22  Porque a palavra do rei era urgente e a fornalha estava sobremaneira acesa, as chamas do fogo mataram os homens que lançaram de cima para dentro a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.  23  Estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram atados dentro da fornalha sobremaneira acesa.  24  Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei.  25  Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.  26  Então, se chegou Nabucodonosor à porta da fornalha sobremaneira acesa, falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo.  27  Ajuntaram-se os sátrapas, os prefeitos, os governadores e conselheiros do rei e viram que o fogo não teve poder algum sobre os corpos destes homens; nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem os seus mantos se mudaram, nem cheiro de fogo passara sobre eles.

     28 ¶ Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus.  29  Portanto, faço um decreto pelo qual todo povo, nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas em monturo; porque não há outro deus que possa livrar como este.  30  Então, o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia. (Daniel 3:12-30 RA)

Em cima do muro não é lugar de homens e mulheres de Deus! Devemos assumir nossa fé em Deus e os valores do Reino, onde estivermos. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, mesmo prisioneiro de guerra, se posicionaram e Deus os honrou. Começaram com pequenos posicionamentos: não se contaminarem com as comidas do rei (1:12).
1.      Vamos citar pequenas situações do dia a dia, que exigem de nós, discípulos de Cristo, uma posição definida?

 

 Jesus disse que se formos fiéis no pouco sobre o muito seremos colocados. Se nos posicionamos em pequenas situações, aprenderemos a fazer isso também nas grandes situações. Os três jovens hebreus não se prostraram, nem adoraram a imagem do rei mesmo sob fortíssima pressão e ameaça de morte.

 2.      Até que ponto você está disposto a se posicionar conforme os princípios de Deus, mesmo que haja perdas?

 

 Quando nossa intransigência é para honrar a Deus, Ele garante! Jesus disse que estaria conosco todos os dias (Mt 28:20b). Podemos estar em lugares diferentes a cada dia, mas até na fornalha Ele vai (3:25). Deus livrou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, de forma sobrenatural, pois as chamas não fizeram efeito sobre seus corpos e roupas!

3.      Você pode compartilhar algum livramento de Deus, por causa da posição que você tomou ao lado dEle?

4.      Quais tem sido hoje os “Nabucodonosores” que tem te pressionado para que você negue seu Deus e sua fé?

“Deus nos faz prosperar até pelas mãos de quem queria nos eliminar!”