(0 Votes)

Então, vieram de Jerusalém a Jesus alguns fariseus e escribas e perguntaram:
Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos,
quando comem. Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim; esse jamais honrará a seu pai ou a sua mãe. E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição.
Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. (Mt 15:1-9 RA)

Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. (II Ts 2:15 RA)

 

O que é um valor? Nós todos temos nossos valores, aquilo que priorizamos, deixando outros abaixo em uma determinada escala de prioridades. Valor é o quanto uma coisa vale, o prestígio, a qualidade, a relevância, ou importância de mérito. Valores errados podem roubar valores certos. Antes de ouvir este assunto, ou se falar nele, você acha que seus valores sempre foram certos, na prioridade certa? Na Bíblia podemos perceber os valores que devem estar em prioridade. Deus, Família, Trabalho, Igreja e muitos outros ainda há, porém estes devem ser destacados e nesta prioridade.   

1.    Tuas prioridades, tem sido estabelecidas, nesta ordem? Ou não?

2.    Onde você aprendeu isto, ou tem aprendido?

 

No texto que lemos vemos que prioridades podem ser invertidas, e um fator é a religiosidade pela tradição dos anciãos, que nos dias de Jesus estava roubando os mandamentos de Deus, e Deus, de estarem em primeiro lugar.  Hoje há muitas alternativas para tirar Deus de ser o primeiro em nossa vida. Pecado, desânimo, decepções, divertimentos, distrações exageradas, conceitos antibíblicos, o ser humano no centro de tudo, anarquismo, falta de humildade, trabalho, etc.

3.    O que pode roubar Deus, de ser o primeiro em tudo, em nossa vida, na sua opinião?

 

Há tradições positivas, que passam de geração a geração. Há tradições boas, positivas, que você recebeu de seus pais, da sua família. Há tradições que são passadas pelos ensinos bíblicos recebidos na igreja.

4.    Que tradição positiva você recebeu de seus pais, da igreja, que você vai preservar para o futuro?

 

Vamos orar hoje, por estas quatro áreas em nossa vida e na vida de nossos irmãos da célula. Relacionamento com Deus, Família, Trabalho (sustento/escola) e Igreja.

 

Elaborada por Pr. Wagner

Pregada em 25/09/16