(0 Votes)

 5  Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão.  6  E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho.” (Apocalipse 6:5-6 RA)

 

  25  Então, lhe respondeu José: O sonho de Faraó é apenas um; Deus manifestou a Faraó o que há de fazer.  26  As sete vacas boas serão sete anos; as sete espigas boas, também sete anos; o sonho é um só.  27  As sete vacas magras e feias, que subiam após as primeiras, serão sete anos, bem como as sete espigas mirradas e crestadas do vento oriental serão sete anos de fome.  28  Esta é a palavra, como acabo de dizer a Faraó, que Deus manifestou a Faraó que ele há de fazer.  29  Eis aí vêm sete anos de grande abundância por toda a terra do Egito.  30  Seguir-se-ão sete anos de fome, e toda aquela abundância será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra;  31  e não será lembrada a abundância na terra, em vista da fome que seguirá, porque será gravíssima.  32  O sonho de Faraó foi dúplice, porque a coisa é estabelecida por Deus, e Deus se apressa a fazê-la.      33 ¶ Agora, pois, escolha Faraó um homem ajuizado e sábio e o ponha sobre a terra do Egito.  34  Faça isso Faraó, e ponha administradores sobre a terra, e tome a quinta parte dos frutos da terra do Egito nos sete anos de fartura.  35  Ajuntem os administradores toda a colheita dos bons anos que virão, recolham cereal debaixo do poder de Faraó, para mantimento nas cidades, e o guardem.  36  Assim, o mantimento será para abastecer a terra nos sete anos da fome que haverá no Egito; para que a terra não pereça de fome.  37  O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais.(Gênesis 41:25-37 RA)

 

Os horrores que presenciamos atualmente no mundo, ainda não são as ações de juízo dos cavaleiros, mas as sombras deles. Isto significa que a influência deles já está presente. A ação total deles será após o arrebatamento da igreja através da guerra, tragédias e da fome.

1.    O que fazer para se preparar para do arrebatamento da igreja?

 

Os cavalos são visões dadas a João, são símbolos proféticos. O cavalo preto e seu cavaleiro representam a fome, a escassez de produção e portanto o alto preço dos alimentos. Conforme o texto, 450 gramas de trigo custando uma diária de um trabalhador! Seria o mesmo que dizer: “- é trabalhar só para comer!”

2.    Que conclusões você tira, comparando o significado desta profecia com a realidade que já vivemos dia a dia?

 

“- Não danifiques, não desperdice azeite e vinho.” Conselho vindo do Trono de Deus! O azeite e o vinho, como símbolos espirituais, significam a Unção e a Alegria do Espírito Santo. Mas materialmente significam elementos essenciais, pois na época serviam para muitas aplicações. É necessário termos reserva tanto da Unção do Espírito como de recursos materiais.

3.    Vamos comentar: “E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.” (João 6:12 RA).

4.    Vamos citar exemplos de desperdícios diários, que nos impedem de fazer uma reserva (poupar). Mas depois vamos agir!

 

Faraó ouviu o conselho de Deus através de José, que era guardar 20% da produção nos sete anos das vacas gordas (prosperidade) para suportarem os sete anos das vacas magras (escassez) - Gn 41:25-37.

o        Vamos orar pedindo reserva de Unção e coragem para eliminar o desperdício para que também haja reserva de recursos

 

Elaborada por Pr. Paulo
Pregada em 18/09/16