(0 Votes)

I Rs 18:1-16/41-46 “1 Depois de muitos dias veio a Elias a palavra do Senhor, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; e eu mandarei chuva sobre a terra. 2 Então Elias foi apresentar-se a Acabe. E a fome era extrema em Samária. 3 Acabe chamou a Obadias, o mordomo (ora, Obadias temia muito ao Senhor; 4 pois sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas e os escondeu, cinqüenta numa cova e cinqüenta noutra, e os sustentou com pão e água); 5 e disse Acabe a Obadias: Vai pela terra a todas as fontes de água, e a todos os rios. Pode ser que achemos erva para salvar a vida dos cavalos e mulas, de maneira que não percamos todos os animais. 6 E repartiram entre si a terra, para a percorrerem; e foram a sós, Acabe por um caminho, e Obadias por outro. 7 Quando, pois, Obadias já estava em caminho, eis que Elias se encontrou com ele; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se com o rosto em terra e disse: És tu, meu senhor Elias? 8 Respondeu-lhe ele: Sou eu. Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui. 9 Ele, porém, disse: Em que pequei, para que entregues teu servo na mão de Acabe, para ele me matar? 10 Vive o Senhor teu Deus, que não há nação nem reino aonde o meu senhor não tenha mandado em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está; então fazia-os jurar que não te haviam achado. 11 Agora tu dizes: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui. 12 E será que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te levará não sei para onde; e, vindo eu dar as novas a Acabe, e não te achando ele, matar-me-á. Todavia eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade. 13 Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do Senhor, como escondi cem dos profetas do Senhor, cinqüenta numa cova e cinqüenta noutra, e os sustentei com pão e água? 14 E agora tu dizes: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui! Ele me matará. 15 E disse Elias: Vive o Senhor dos exércitos, em cuja presença estou, que deveras hoje hei de apresentar-me a ele. 16 Então foi Obadias encontrar-se com Acabe, e lho anunciou; e Acabe foi encontrar-se com Elias.” “41 Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de abundante chuva. 42 Acabe, pois, subiu para comer e beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo e, inclinando-se por terra, meteu o rosto entre os joelhos. 43 E disse ao seu moço: Sobe agora, e olha para a banda do mar. E ele subiu, olhou, e disse: Não há nada. Então disse Elias: Volta lá sete vezes. 44 Sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem, do tamanho da mão dum homem: Então disse Elias: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. 45 E sucedeu que em pouco tempo o céu se enegreceu de nuvens e vento, e caiu uma grande chuva. Acabe, subindo ao carro, foi para Jizreel. 46 E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até a entrada de Jizreel.”

Há muitos profetas espiritualmente mortos, presos em suas paixões, frios e sem dar frutos, profetas que não abrem a boca para falar de Deus por causa de pressões do mundo, cultura mundana (que não atrai a presença de Deus), profetas que tem medo e vergonha de não serem aceitos por determinados grupos de pessoas; estes são os profetas calados! Mas fomos chamados para ser boca de Deus, orientar, exortar, animar e dar frutos, somos profetas do Senhor! Marcos 16:15 diz: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”
1.      Em sua opinião, qual é a maior dificuldade que enfrentamos para anunciar o evangelho a todas as pessoas e em todo lugar?

Assim como Jezabel agia diretamente no palácio do Rei de Israel e destruía os profetas do Senhor, hoje este espírito age na igreja, e suas características são: manipulação, pessoas dominadoras e autoritárias, intimidação, engano, rebelião, pisa nos fracos e indefesos, imoralidade, sensualidade, não gosta de ser exortada (odeia os profetas), se diz profetisa (imita dons espirituais e engana muita gente), etc. Jesus declarou em Apocalipse 2:20 que é contra a igreja que tolera estas coisas. Vamos buscar santidade em toda nossa maneira de agir!

2.      Em alguns casos é difícil identificar se há este espírito, em outros não. Como podemos identificar se há ou não a ação deste espírito?

3.      Quais são as estratégias espirituais que podemos utilizar para impedir as ações deste espírito dentro da igreja?

 

O profeta não desiste facilmente, é ousado, busca direção de Deus, ouve a voz do Espírito Santo e declara a Palavra. Não pare de crer e declarar as bênçãos sobre sua vida, família, trabalho e ministério. A abundância do Reino de Deus virá sobre pessoas e comunidades quando abrirmos nossa boca com autoridade e temor do Senhor.

4.      Vamos orar, pedir ousadia e coragem para denunciar e confrontar o espírito de Jezabel; pedir também o enchimento do Espírito Santo para anunciarmos o evangelho com sabedoria a todas as pessoas.

Elaborada por Pr. Rian

Pregada em 11/09/16