(0 Votes)

Disse Jeroboão consigo: Agora, tornará o reino para a casa de Davi.  Se este povo subir para fazer sacrifícios na Casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração dele se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão e tornarão a ele, ao rei de Judá.  Pelo que o rei, tendo tomado conselhos, fez dois bezerros de ouro; e disse ao povo: Basta de subirdes a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito!  Pôs um em Betel e o outro, em Dã.
30  E isso se tornou em pecado, pois que o povo ia até Dã, cada um para adorar o bezerro.  Jeroboão fez também santuários nos altos e, dentre o povo, constituiu sacerdotes que não eram dos filhos de Levi.  Fez uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, igual à festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel e ofereceu sacrifícios aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que levantara.  No décimo quinto dia do oitavo mês, escolhido a seu bel-prazer, subiu ele ao altar que fizera em Betel e ordenou uma festa para os filhos de Israel; subiu para queimar incenso. (I Rs 12:26-33 RA)

Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe terá sucedido.  Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas.
Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão.  Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito.  Arão, vendo isso, edificou um altar diante dele e, apregoando, disse: Amanhã, será festa ao SENHOR. (Êx 32:1-5 RA)

O povo de Israel estava no início de sua jornada para a terra prometida. Quando Moisés estava no Monte Sinai, o povo “convenceu” Arão a construir um bezerro de ouro para adoração. Mais tarde no decorrer da história de Israel, um rei chamado Jeroboão levou o povo novamente a idolatrar dois bezerros de ouro. O que isto representou em ambos os casos? Alternativa ao verdadeiro caminho e serviço a Deus. Roubo da verdadeira adoração a Deus.

1.      Hoje, você consegue enxergar coisas que tem tentado fazer a igreja de Jesus, desviar do seu foco verdadeiro? O que é?

2.      Na sua vida, o que lhe tenta afastar, do que Deus quer que você faça? Você consegue identificar, e tenta corrigir isto?

 

Jeroboão além de mandar fazer os dois bezerros de ouro, também disse para o povo que seria muito trabalho ir para Jerusalém. Ele  colocou obstáculos para o povo ir adorar, além de uma visível manipulação sobre povo. Também tudo isto levou Jeroboão a fazer a coisa como uma cópia do verdadeiro, e também, instituiu sacerdotes desqualificados. Nas coisas de Deus não devemos fazer de qualquer jeito, mas procurar fazer o melhor e com critério.

3.      Como está o teu melhor para Deus, em sua opinião? Você tem alcançado isto em sua vida, em todas as áreas, o que falta?

 

A Bíblia diz: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa: e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”. Os 6:3.

4.      Como você avalia o seu crescimento espiritual em sua vida?

 

Que nossa adoração seja somente ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Vamos encerrar com um momento de adoração e busca ao Senhor!

Elaborada por Pr. Wagner

Pregada em 14/08/16