(1 Vote)

A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo  e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.  Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.  Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles  e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.  Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.  Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram. (Mt 4:1-11 RA)

 Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. (Mt 16:24 RA)

Coroa sem Cruz? O que é isto? É o que o diabo, o tentador, tentou fazer com Jesus quando lhe propôs dar todos os reinos do mundo e o seu esplendor, ou seja, se você, se prostrar diante de mim, te dou tudo, e você não precisa passar pela cruz. O diabo gosta de oferecer facilidades, para roubar bençãos. A vida de crime, é coroa sem cruz, sair de um casamento, buscar um adultério, em vez de lutar pela restauração do mesmo, é coroa sem cruz, etc. Jesus fez duas coisas, sabia que não era deste mundo conforme Jo 18:36,37 e somente a Deus ele devia se prostrar e mais ninguém. Jesus foi firme. Jesus demonstrou firmeza na fé, no Pai, e no que aprendeu.

1.    O tentador já lhe apresentou propostas para facilitar caminhos? Você já foi tentado a buscar atalhos para alcançar alvos?

2.    Fé, obediência ao Pai, e aprendizado. Que fator foi determinante, para Jesus vencer o tentador?

 

O que é tentar? Fazer uma experiência, um teste: com o propósito de apurar quantidade, o que se pensa, ou como algo se comportará, num bom sentido, ou num mau sentido, que é o caso do diabo, que sempre tenta para o mal. Um outro nome do diabo, é o de Tentador. Ele tem como alvo fazer todos os homens saírem do alvo de Deus, que é salvação e seu plano. O diabo trabalha nos desejos, vontades e oportunidades.

3.    O que é mais difícil domar, diante de uma tentação? Desejos, vontades, ou a oportunidade?

4.    Como tem sido para você tomar a cruz de Cristo, todos os dias?

 

Vamos pensar um momento em como vai a nossa firmeza diante de Deus, das tentações e das pessoas. Vamos encerrar orando sobre o tema, pedindo fortalecimento conforme

I Co 16:13. 

Elaborada por Pr. Wagner
Pregada em 24/07/16