(0 Votes)

Jz 6:11-16 “Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas. Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso. Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã. Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu? Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem.”

A opressão contra o povo de Israel, neste caso, era por causa da desobediência, mas hoje, muitas situações têm oprimido as pessoas, e não é da vontade de Deus que vivamos em opressão. Muitas vezes, a primeira reação é questionar a realidade, culpar a Deus e atribuir a Ele as nossas responsabilidades. Muitos desistem antes mesmo de enfrentar os desafios e problemas. Gideão foi chamado por Deus para derrotar os inimigos, e todos nós podemos vencer também!

1.    O potencial e a capacitação que Deus nos deu são superiores a qualquer tipo de opressão, como podemos explorar mais isto em nós?

 

Deus nos chamou para vencer e triunfar em Cristo Jesus! Gideão não tinha mais esperança nem forças para encarar os problemas, fugia da realidade. Mas quando Deus o chamou, entrou naquela situação e mudou completamente, e Ele pode fazer isto conosco hoje, não importa a situação. Na presença de Jesus tudo muda!

2.    Compartilhe alguma situação difícil ou que você não tinha mais esperança, mas Deus restaurou e te deu a vitória.

 

A situação de Israel e Gideão se parece com o que está acontecendo com a igreja no Brasil, a tolerância ao pecado e carnalidade dentro da igreja a deixou enfraquecida. Mas não importam o sistema do mundo, pressões e opressões, Deus cumprirá seus planos para seus filhos. É tempo de invocar, clamar e buscar a face do Senhor de todo nosso coração. Fomos chamados para a vitória!

3.    Deus já nos deu a vitória! Em sua opinião, como deve ser nosso comportamento no dia a dia para nos apossar desta vitória?

 4.    Vamos orar e pedir perdão pelos pecados da igreja; entregar a Deus as situações que parecem não ter solução e tomar posse da vitória que Ele já garantiu para nós.    
                                 
                               
                                                  Elaborada por Pr. Rian

 

Pregada em 10/07/16