(0 Votes)

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,” (Hebreus 12:14 RA)

 

 “Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. 20  Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. 21  Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. 22  Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;23  porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:19-23 RA)

 

 “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; 11  aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. 12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.” (1 Pedro 3:10-12 RA)

 

Às vezes perguntamos a alguém: - como você está? E a resposta imediata é: - vou vivendo como Deus quer! Como se vive como Deus quer? Deus quer que vivamos em Paz e em Santificação. É correr com determinação a fim de capturar a Paz e a Santificação. Este é o padrão de Deus para seu povo.

1.      O que você entende por paz e por santificação?

 

A paz com Deus, só pode ser alcançada pela justificação. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” (Rm 5:1). Quando nos convertemos a Deus pela mediação de Jesus Cristo, somos justificados pelo sacrifício da cruz. A Paz com Deus inicia com a Justificação e se mantém pela Santificação (Rm 6:19-23). O pecado é de certa forma, guerra contra Deus!

2.      Você está em paz com Deus? O que te dá esta certeza?

 

Deus deseja que também tenhamos paz conosco mesmos e com nosso próximo. Há muitas pessoas que não se entendem consigo mesmas, e aí está um dos motivos de não se entender com o próximo. O apóstolo Pedro nos oferece algumas atitudes, que se praticadas, produzirão paz interior e paz com nosso próximo. Vamos ler 1Pe 3:10-12.

3.      O que você descobriu no texto lido, que te permitirá viver em paz e crescer em santidade?

4.      Em que área de sua vida você precisa procurar a paz e se empenhar em alcançá-la? Vamos comentar.

 

Vamos todos clamar a Deus, uns pelos outros, em duplas, para que comecemos a acertar o que é necessário. (pedir ou liberar perdão, cessar de questionar a Deus, parar com o “falar mal” do próximo, etc.)

 

A Paz com Deus inicia com a Justificação e se mantém pela Santificação.

 

 

Elaborada por Pr. Paulo

Pregada em 05/06/16