(0 Votes)

“Pela misericórdia e pela verdade, se expia a culpa; e pelo temor do

SENHOR os homens evitam o  mal.” (Provérbios 16:6 RA)

“A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria,
edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do
Espírito Santo, crescia em número.” (Atos 9:31 RA)


Deus nos orienta na sua Palavra a amá-lo sobre todas as coisas! Porém a Bíblia também ensina que devemos temer a Deus. Este temor não deve ser uma sensação de horror ou medo, mas de um profundo respeito e reverência.

1. Com base no texto de Provérbios, por que devemos também temer a Deus e não só amá-Lo?

Sem a amar e sem temer a Deus, viveremos uma corrupção generalizada, porém se O tememos sem amá-Lo, nos distanciaremos da graça de Deus. Se O amarmos e não O tememos, abusaremos de nossa liberdade em Cristo e não levaremos o pecado a sério. Então...

 

2. O que acontecerá então quando amarmos e temermos a Deus?

 

A história de Ananias e Safira trouxe grande temor sobre a igreja, por que o casal tentou mentir ao Espírito Santo e foram julgados (At 5:3,9). Pensando em nós, falta temor a Deus: quando plantamos contenda entre irmãos (Pv 6:16-19); quando abusamos da autoridade sobre pessoas (1Pe 5:1-4); quando produzimos maledicência, divisões e rebelião (1Sm 15:23); quando esposas desrespeitam seus maridos (Ef 5:33); quando maridos não amam suas esposas (Ef 5:33); quando filhos não valorizam seus os pais (Ef 6:1-3); quando filhos amaldiçoam pai e mãe (Pv 20:20); quando os pais irritam seus filhos invés de educá-los no caminho do Senhor (Ef 6:4).

 

3. Em qual destas áreas, ou outras, podemos melhorar nosso temor a Deus, a partir desta reunião?

 

Vamos ler este verso, juntos

"A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número." (Atos 9:31 RA)

 

Vamos clamar uns pelos outros para melhorarmos em nosso temor a Deus. Assim desviaremos mais, do mal.

 

Elaborada por Pr. Paulo