(0 Votes)

Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha.  E, tendo ajustado com os trabalhadores a um denário por dia, mandou-os para a vinha.  Saindo pela terceira hora, viu, na praça, outros que estavam desocupados  e disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e vos darei o que for justo. Eles foram.  Tendo saído outra vez, perto da hora sexta e da nona, procedeu da mesma forma,  e, saindo por volta da hora undécima, encontrou outros que estavam desocupados e perguntou-lhes: Por que estivestes aqui desocupados o dia todo?  Responderam-lhe: Porque ninguém nos contratou. Então, lhes disse ele: Ide também vós para a vinha.  Ao cair da tarde, disse o senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros.  Vindo os da hora undécima, recebeu cada um deles um denário.  Ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um.  Mas, tendo-o recebido, murmuravam contra o dono da casa,  dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia.  Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário?  Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti.  Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom?
(Mt 20:1-15 RA)


Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.  Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.
18  Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz.  Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?  Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?
(Rm 9:16-20 RA)

 

O que é ser soberano? O que significa soberania? 1. Que ocupa o primeiro lugar. 2. Absoluto. 3. Supremo. 4. Dominador. 5. Muito poderoso. Jesus é Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Deus é dono de todas as coisas. Sl 115:3 diz: No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Isto é soberania, isto é ser soberano. Vemos que a soberania dele sobre o Universo, continua intacta.

1. Quando falamos da soberania de Deus sobre nossas vidas, o que mais tem atrapalhado Deus ser nosso dono em tudo?

Há coisas, vícios, pecados, que querem tomar o lugar de Deus em nossas vidas e muitas vezes chegam a ser primeiros. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. (I Co 6:12)

2. Que práticas precisamos em nossas vidas, para não se deixar dominar por aquilo que desagrada a Deus? Você já teve algum problema com algo que queria lhe dominar, e hoje está livre? Testemunhe. Caso contrário, te ajudaremos em oração.

Alguns homens na Bíblia tiveram sérios problemas sobre entregar-se totalmente a Deus. Vamos citar exemplos de homens na Bíblia que foram vencidos pelo pecado. Acã e a cobiça (Js 7:1). Davi e o adultério (II Sm 11:3). Ananias e Safira, engano e mentira (At 5:1,2), etc. Deus disse a Caim, sobre não ser dominado pelo pecado, que acabou vencendo na vida dele, mas Deus, disse que cabia ao mesmo dominá-lo, conforme Gn 4:7, que diz: Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

3. Como podemos perceber que Deus ocupa o primeiro lugar na vida de um cristão? Cite três características.

Vamos finalizar com orações, reconhecendo o Senhorio do Senhor, sobre nossas Vidas, Igreja, Ministério, Células, Família, etc.

Elaborada por Pr. Wagner

 

Pregada em 14/02/16