(1 Vote)

“Então Jesus tornou a falar-lhes por parábolas, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. Enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados:Eis que tenho o meu jantar preparado; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está pronto; vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso,foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; e os outros,apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. Mas o rei encolerizou-se;e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Então disse aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas. E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto
maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial. Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial; e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”
Mt 22:1-14

 

Esta parábola nos ensina que há um limite de tempo para aceitarmos o convite de Deus e nos apresentarmos diante dele de forma adequada. Jesus fala do passado, do presente que Ele estava vivendo e do futuro, que será o encontro de toda a humanidade, que são os convidados, com Ele no dia das bodas, ou seja, o dia em que haverá a união dos santos com Jesus. Mas os escolhidos para morar eternamente com Jesus são aquele que estiverem com suas vestes adequadas.

1. Como deve ser a preparação da igreja para se apresentar diante de Cristo no dia das bodas?

Jesus deixa bem claro que não será permitida a entrada no Reino de pessoas que não estiverem com as roupas nupciais. Esta roupa é adquirida através de uma vida de obediência e santidade. Nenhum convidado, ao ser chamado, possui a veste nupcial, é preciso adquirir.

2. O que você tem feito, na prática para adquirir e/ou manter suas vestes nupciais limpas?

O chamado do evangelho é universal, todos podem entrar no Reino de Deus e esta é a vontade dele, como está escrito: “o qual deseja que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.” Jesus encerra esta parábola dizendo que muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Concluímos que a vontade do rei é que todos os convidados estivessem com a roupa adequada, mas infelizmente isto não aconteceu.

3. Você consegue fazer uma auto-avaliação se está preparado para este dia? Você está pronto?

4. Vamos declarar todos juntos: Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

E orar pedindo a ajuda do Espírito Santo para mantermos nossa vida sempre pronta para o grande dia das bodas com Cristo.

Elaborada por Pr. Rian

 

Pregada em 07/01/16