(1 Vote)

Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.
(Sl 34:18).


Louvai ao SENHOR, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-lhe bem o cântico de louvor. O SENHOR edifica Jerusalém e congrega os dispersos de Israel; sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas.
(Sl 147:1-3)


Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!
Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.
Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte.
Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.
(Lc 22:31-34)

 

Em Hb 6:9 a autor fala das coisas que acompanham a salvação. São evidentes para nós hoje, como por exemplo, bençãos, obediência,  etc., mas quebrantamento? Humilhar-se? Faz ou não faz parte das coisas que acompanham a salvação? O que é quebrantamento? É ser quebrado, ser esmagado (fig). É tornar-se mais manso, mais humilde, ou seja, em outras palavras muitas vezes vai ser “dar o braço a torcer” para situações que não queremos nos quebrantar.

1. Que fatores impedem muitas vezes de cedermos, de nos quebrantarmos, diante de afrontas? Como se domar nosso ego?

Na Bíblia nós vemos uma história marcante na vida de um homem. É o caso de Jó. Em Jó 9:10-11 diz que ele sabia que Deus estava adiante dele, mas não o percebia, passava a frente dele mas não o via, porém em Jó 42:1-6, ele vibra com a presença de Deus, vibra ao ver Deus e ao se relacionar com Deus. Jó mudou para melhor depois da luta. Passar por lutas não é fácil, mas elas estão presentes.

2. Você já percebeu o trabalhar de Deus em sua vida, e crescimento depois de lutas que você passou, ou passa?  Como foi?

Pedro foi quebrantado. Quebrantar-se é humilhar-se diante de Deus e reconhecer nossas fraquezas. As vezes para não nos quebrantar fugimos das situações e continuamos igual. Jesus disse que Pedro precisava se converter. Que palavra difícil de se ouvir, imaginamos.

3. Você acha que tem áreas de sua vida que precisa ser convertida? Vamos comentar um pouco o momento que Pedro viveu.

Hoje vamos encerrar a célula nos ajoelhando e quebrantando-se diante de Deus, reconhecendo que precisamos de mudanças e transformações.

Elaborada por Pr. Wagner

 

Pregada em 17/01/16