(1 Vote)

" Efraim apascenta o vento e persegue o vento leste todo o dia; multiplica mentiras e destruição e faz aliança com a Assíria, e o azeite se leva ao Egito. O SENHOR também com Judá tem contenda e castigará Jacó segundo o seu proceder; segundo as suas obras, o recompensará. No ventre, pegou do calcanhar de seu irmão; no vigor da sua idade, lutou com Deus; lutou com o anjo e prevaleceu; chorou e lhe pediu mercê; em Betel, achou a Deus, e ali falou Deus conosco. O SENHOR, o Deus dos Exércitos, o SENHOR é o seu nome; converte-te a teu Deus, guarda o amor e o juízo e no teu Deus espera sempre."
(Oséias 12:1-6 RA)

" O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia."
(Provérbios 28:13 RA)

" Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),"
(Gálatas 3:13 RA)

Quebra-gelo

Qual foi a coisa mais difícil que você já fez?"

Deus se incomoda com muitas atitudes que temos hoje e que inclusive eram praticadas por nossos ascendentes. Também acontecia com os descendentes de Efraim e de Jacó, conforme vemos no texto. Alguns destes comportamentos são aprendidos, outros são frutos da ação de espíritos familiares, que são demônios encarregados de perpetuar comportamentos que desagradam a Deus em uma linhagem familiar.

  1. Você já percebeu se em sua vida ou em sua linhagem familiar existem incidências assim (divórcios, alcoolismo, suicídio, etc)?

O arrependimento diante de Deus, a confissão do fato (Pv 28:13) e a apropriação de que Jesus já se fez maldição em nosso lugar (Gl 3:13), são os segredos para esta libertação. 

  2. Vamos orar neste momento conforme orientado acima para continuarmos esta reunião livre de alguma coisa que nos prende?

Pensando em Efraim, o que Deus reprovava era: a) apascentar o vento, e perseguir o vento oriental, que significa cuidar do nada, se movimentar e não sair do lugar; b) multiplicar mentiras e destruição; c) Fazer aliança (acordo, sociedade) com a Assíria (inimigo mortal de Israel); d) levar o azeite para o Egito, ou seja, usar a unção de Deus, o dom recebido para gastar com as coisas do mundo.

   3. Vamos localizar no texto e fazer uma lista dos motivos que levaram Deus também a rejeitar as atitudes de Jacó?

   4. Vamos comentar um pouco sobre os itens de Efraim e também sobre o que achamos sobre Jacó e como podemos evitá-los através de atitudes práticas?

Vamos dizer todos juntos:

 

Eu renuncio, em nome de Jesus, minhas tendências de Efraim e Jacó e assumo as atitudes de Cristo como minha forma de agir.


Pr. Paulo