(1 Vote)

"Subiu, pois, Abrão do Egito para o Negebe, levando sua mulher e tudo o que tinha, e Ló o acompanhava. Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro. Nas suas jornadas subiu do Negebe para Betel, até o lugar onde outrora estivera a sua tenda, entre Betel e Ai, até o lugar do altar, que dantes ali fizera; e ali invocou Abrão o nome do Senhor. E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas. Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos. Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra. Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda. Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar. E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma. Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor. E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o oriente; porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se puder ser contado o pó da terra, então também poderá ser contada a tua descendência. Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a darei a ti. Então mudou Abrão as suas tendas, e foi habitar junto dos carvalhos de Manre, em Hebrom; e ali edificou um altar ao Senhor."
(Gn 13)

Muitas vezes temos que mudar algumas atitudes para nos adaptar em alguma atividade ou ocupação, isto é necessário para que haja crescimento e maior aproveitamento de nossa parte. Na nossa caminhada com Cristo não é diferente. Devemos buscar, a cada dia, melhorar nosso relacionamento com Ele. Não podemos ter comportamentos que nos associam com o mundo, pois tudo que o fizermos deve ser para a glória de Deus. Assim estaremos cada vez mais preparados para receber o enchimento do Espírito Santo.

1.      Vamos ler I Cor 13:11 e comentar quais são as coisas de meninos espirituais que os crentes devem abandonar para crescer espiritualmente.

2.      Como saber quais são as coisas que estão impedindo que tenhamos maior intimidade com Deus?

Abrão tinha certa ligação com seu sobrinho Ló, mas num certo momento “a terra não podia mais sustentá-los” vs.6. Mesmo contra a vontade deles, tiveram que se separar, pois houve contenda entre os pastores de Ló e os de Abrão. Logo após esta separação, Deus mostrou o que já havia prometido para Abrão, pois a promessa era para ele. Hoje nós somos herdeiros das promessas de Deus e, mesmo contra nossa vontade, é necessário deixarmos algumas coisas porque as promessas são para os filhos e dependendo de nossas ligações com as coisas do mundo, perderemos as bênçãos.

3.      O que devemos fazer para abandonar as coisas e costumes que atrapalham nosso relacionamento com Deus?

Para tomar posse das promessas, Abrão também teve que mudar. Foi necessário sair novamente com toda sua família de onde eles estavam morando. Quem não cria obstáculos para obedecer à voz de Deus, recebe as bênçãos que Ele já preparou para nós.

4.      Qual foi uma mudança que você teve e que melhorou seu relacionamento com Deus?

Deus tem prazer em revelar Sua glória para nós, vamos buscar maior intimidade com Ele, abandonar o que nos impede de alcançar suas promessas.

5.      Ore e peça para Deus te mostrar se há algo em você que deve ser abandonado para que Ele te encha mais da glória dele. E esteja pronto para mudar!

Pr. Rian