(0 Votes)

Quebra-gelo: “Que sons descrevem sua vida?"

Espinhos na carne são situações que confrontam nosso orgulho e não temos como nos livrar deles a não ser pela humilhação. O espinho na carne tem o propósito de nos preservar do orgulho, da arrogância. É uma demonstração do amor de Deus em nosso favor mesmo que não pareça!

1. Vamos falar de alguma situação que já confrontou nosso orgulho e a única saída que tivemos foi ser humilde e ceder?

O orgulho traz resultados negativos a todos aqueles que o cultivam e aos de nosso convívio. Por isso, Deus deseja que nos libertemos dele.

2. Vamos dividir a célula em cinco grupinhos e cada um deles extrai de um dos textos bíblicos a seguir, as consequências do orgulho: Pv 16:18; 11:2; 14:3; 13:10 e 29:23. Quais foram encontradas?

Vamos anotar as consequências do orgulho:


O oposto do orgulho é a humildade tão praticada e estimulada por Jesus: “... aprendei de mim que sou manso e humilde de coração...” (Mt 11:29b). Vamos comentar a frase abaixo:

3. “Humildade é disposição humana em aprender tudo para ser capaz. Soberba é não querer aprender nada porque, pelo que sabe, se acha capaz em tudo”.

4. O que posso fazer na prática para ser uma pessoa mais ensinável?

Já que Deus não retirará o espinho que se está em nossa carne, se este nos preserva do orgulho, vamos descansar na Graça de Deus que é suficiente para Ele nos tolerar enquanto estamos sendo libertos. Mas lembremos, libertos do orgulho, Deus poderá considerar desnecessária a permanência de alguns espinhos em nós. Então vamos orar e agir pela nossa libertação!

Pr. Paulo