(1 Vote)

“Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele considera todas as suas veredas.  Quanto ao perverso, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.  Ele morrerá pela falta de disciplina, e, pela sua muita loucura, perdido, cambaleia.”
(Provérbios 5:21-23 RA)

“Se você soubesse que todas as Bíblias seriam destruídas daqui a um mês, o que faria?"

A palavra disciplina tem sua raiz no latim, “discipulus”, aquele que é instruído por um mestre, que tem um mentor. Disciplina é um termo amplo que traz várias idéias embutidas: correção, regra e observância, conjunto de ensinamentos numa determinada área. Salomão afirma que a falta de disciplina mata! Em outras palavras, a falta de instrução, de mentoreamento e correção, mata!

1. Como a falta de disciplina pode trazer a morte para alguém nas seguintes áreas?
a. Nas questões espirituais,
b. No sentido físico,
c. Em relação aos projetos e realizações.

“Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos.” (2Tm 2:3-6). No texto acima vemos três níveis de disciplina que são essenciais cultivarmos: a do Soldado – disciplina na aflição, do Atleta – disciplina no cumprimento das regras e do Lavrador - disciplina da paciência e perseverança.
2. Qual destes três níveis de disciplina é mais difícil para você?

Vamos orar uns pelos outros pedindo mais capacitação nesta área? Concluir que a falta de disciplina trouxe prejuízo é importante, mas tem que ser acompanhada de atitude de mudança, para que não chegue a esse ponto: “e digas: Como aborreci o ensino! E desprezou o meu coração a disciplina!” (Pv 5:12).
3. Que tipo de atitudes práticas podemos tomar a partir de hoje que nos preserve da morte precoce produzida pela falta de disciplina?

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10 RA)

 

                                                                                                       Pr. Paulo