(0 Votes)

12 Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes:
13 Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14 Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição.
15 Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas.
16 Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca.
17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe. (Ap. 2:12-17 RA)


18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.
19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.(I Jo 5:18,19 RA)

 

Participando

1. O cristão de Pérgamo, vivia em um lugar que Satanás tinha um trono, e habitava também. Que armas você acha que eles utilizavam para se manterem fiéis? Você as usa?

2. Diga o que é para você, ser fiel ao nome de Jesus e não negar a fé em Jesus? Você pratica isto?

3. Em I Jo 5:19 diz que o mundo jaz no Maligno. Como você percebe a malignidade no mundo hoje?

4. Em I Jo 5:18 diz que o Maligno não nos toca. Diga, como nós mostramos ao mundo que estamos livres do maligno?

Concluindo

O que esta carta tem a ver conosco hoje? Tudo. Vale lembrar que de acordo com I Jo 5:19, o mundo jaz e está no Maligno. Os cristãos de Pérgamo, viviam em uma cidade que Jesus afirmou que o trono de Satanás, estava lá, e não só isto, ele habitava lá. Os cristãos de Pérgamo mostram para nós hoje, que é possível ser fiel, em meio a tudo isto. Você acha que este mundo está perdido? Ele pode estar no caos, no Maligno, mas é possível ser fiel. É possível vencer. Lembre-se, até agora Jesus utilizou a frase: ”ao que vencer…”. Viva como um vencedor, viva, como aquele que vai alcançar a vitória. VOCÊ É VENCEDOR! ALELUIA!

Como santos, vamos finalizar hoje declarando juntos o versículo I Jo 5:18.

Elaborada por Pr. Wagner

Pregada 22/04/18