(0 Votes)

“Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem.” (Provérbios 27:19 RA)

“O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Lucas 6:45 RA)

 

Se nossos pensamentos fossem enviados automaticamente por whatsapp para os nossos contatos, o que iria acontecer?

O reflexo de si mesmo na água corresponde a sua fisionomia! É como num espelho. Da mesma forma, o coração do homem é o reflexo de seu verdadeiro caráter, é o próprio homem!

1. Como alguém pode enxergar o conteúdo de nosso coração?

Personalidade é como nos apresentamos às pessoas, porém caráter é quem de fato nós somos. O caráter é o conteúdo real de nosso coração. O ideal seria que nossa personalidade fosse igual ao nosso caráter, isto é ser autêntico. Em Cristo, pelo poder do Espírito ao melhorarmos nosso caráter, poderemos aproximá-los.

2. A que distância se está seu caráter de sua personalidade? (perto, longe, médio, etc). Por que você acha ser esta distância que citou?

Jesus ensina que há pessoas que tem um bom tesouro, outras porém um mau tesouro. Em ambos os casos Ele diz que ficam guardados no coração. Os tesouros são os valores que guardamos interiormente.

3. Vamos citar alguns exemplos de bons e maus tesouros?

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. ” (Pv 4:23). Uma advertência oportuna.

4. O que Deus quer ensinar com estas Palavras que lemos acima?

Vamos orar pedindo ajuda para lidarmos nas seguintes áreas? O que tem entrado em nosso coração? O que está guardado há muito tempo lá (mágoas, traumas, etc.)? Que tesouros precisam ser substituídos?

Elaborada por Pr. Paulo
Pregada em 12/11/17