(0 Votes)

15 No dia em que foi erigido o tabernáculo, a nuvem o cobriu, a saber, a tenda do Testemunho; e, à tarde, estava sobre o tabernáculo uma aparência de fogo até à manhã. 16 Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e, de noite, havia aparência de fogo. 17 Quando a nuvem se erguia de sobre a tenda, os filhos de Israel se punham em marcha; e, no lugar onde a nuvem parava, aí os filhos de Israel se acampavam. 18 Segundo o mandado do SENHOR, os filhos de Israel partiam e, segundo o mandado do SENHOR, se acampavam; por todo o tempo em que a nuvem pairava sobre o tabernáculo, permaneciam acampados. 19 Quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então, os filhos de Israel cumpriam a ordem do SENHOR e não partiam. 20 Às vezes, a nuvem ficava poucos dias sobre o tabernáculo; então, segundo o mandado do SENHOR, permaneciam e, segundo a ordem do SENHOR, partiam. 21 Às vezes, a nuvem ficava desde a tarde até à manhã; quando, pela manhã, a nuvem se erguia, punham-se em marcha; quer de dia, quer de noite, erguendo-se a nuvem, partiam. 22 Se a nuvem se detinha sobre o tabernáculo por dois dias, ou um mês, ou por mais tempo, enquanto pairava sobre ele, os filhos de Israel permaneciam acampados e não se punham em marcha; mas, erguendo-se ela, partiam. 23 Segundo o mandado do SENHOR, se acampavam e, segundo o mandado do SENHOR, se punham em marcha; cumpriam o seu dever para com o SENHOR, segundo a ordem do SENHOR por intermédio de Moisés.(Números 9:15-23 RA)


Você já viu alguma coisa no céu que te deixou intrigado?

O Tabernáculo foi construído por Moisés no deserto, após a saída de Israel do Egito. Ele era uma tenda para o culto a Deus, pois estavam em uma jornada. No dia da conclusão do Tabernáculo, a nuvem pousou sobre ele, e à noite como fogo. A coluna de nuvem ou fogo era sinal real da verdadeira presença de Deus com o povo dEle.

1. O que isso nos ensina sobre nossos lugares de culto, sejam como indivíduos, em células ou em templos?

A coluna de nuvem ou fogo representa a providência de Deus para a jornada completa! A nuvem provia refrigério, e o fogo aquecimento e ambos, forneciam direção continuamente. Todo o tempo em que Israel viajou pelo deserto, não faltou direção nem proteção. Em toda a nossa jornada elas também jamais faltarão, Glória a Deus!

2. Como está a sua jornada aqui na Terra, neste exato momento?

O que Deus espera da Menorah nesta próxima etapa? Que a Glória de Deus encha o tabernáculo, nossos cultos; que caminha dia e noite, quando tudo bem ou mal; que vai para frente em todas as jornadas; que creia na presença contínua de Deus e assim vê as ações dEle; dirigida pela Nuvem (Cristo) e pelo Fogo (Espírito); que segue o mandado do Senhor - se o tempo é de acampar, sejam muitos ou poucos dias, ou horas; que não tente ultrapassar a nuvem, mas se é tempo de se mover, que não retarde; que está atenta à nuvem que paira sobre a igreja local.

3. O que podemos fazer para atingirmos estes alvos?

Elaborada por Pr. Paulo
Pregada em 22/10/17