(1 Vote)

Lucas 13:1-5 “1 Ora, naquele mesmo tempo estavam presentes alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios deles. 2 Respondeu-lhes Jesus: Pensais vós que esses foram maiores pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? 3 Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. 4 Ou pensais que aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? 5 Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.”

Jesus está ensinando sobre a necessidade do arrependimento para que não venhamos perecer. Arrependimento significa a desistência de coisas feitas ou empreendidas, mudança de intenção ou idéia. Sendo assim, devemos ser exemplos de pessoas que se arrependeram e ainda se arrependem.

1. Explique a diferença entre arrependimento e remorso.

É necessário o arrependimento para termos a entrada no Reino. Se alguém tenta corrigir seu pecado por causa do resultado ou castigo dele, é sinal que não houve arrependimento verdadeiro. Porque não devemos pecar? Porque é pecado e desagrada a Deus.

2. Como você combate os pecados repetitivos em sua vida?

O enchimento do Espírito Santo nos ajuda a arrependermos e abandonar o pecado, por isso devemos alimentar nosso Espírito e não a carne. Devemos ter a disciplina diária de adoração, oração, leitura da bíblia e entrega dos nossos desejos. Não se pode buscar a Deus por conveniência ou por causa de nossos próprios interesses. Experiências com Deus fortalecem a nossa fé e nos levam ao arrependimento.

3. Como você acha que deve ser o comportamento e atitudes de uma pessoa cheia do Espírito Santo?

O arrependimento é demonstrado através de atitudes, e todos reconhecem. Em Mateus 3:8 diz que devemos produzir fruto que mostre arrependimento, não podemos cair no costume técnico de confessar os pecados sem nos arrepender deles, é necessário espiritualidade e santificação, buscar sempre uma vida de intimidade com Deus.

4. Comente alguma atitude sua que é fruto do arrependimento.

5. O verdadeiro arrependimento acontece quando temos uma vida com Jesus Cristo! Vamos orar, buscar a presença do Espírito Santo sobre nós e pedir força e poder para vencermos o pecado.

Elaborada por Pr. Rian
Pregada em 20/08/17