(0 Votes)

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”
(Hb 10:25 RA)

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!  É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.  É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.”
(Salmos 133:1-3 RA)

“Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já dormem.”
(1 Coríntios 15:6 RA)

“Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos (ora, compunha-se a assembléia de umas cento e vinte pessoas) e disse:”
(Atos 1:15 RA)

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;  de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.  E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.  Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” (Atos 2:1-4 RA)

“Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.  Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.”
(João 20:24-25 RA)

“Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.” (Atos 12:5 RA)

“Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.”
(Atos 12:12 RA)

Quebra-gelo

"Se você fosse aparecer como manchete no jornal de amanhã, qual seria o título dessa manchete?" (use toda sua criatividade)

Porque será que o autor de Hebreus, dá um alerta tão específico: não deixem de congregar? Porque há experiências com Deus que somente as teremos quando estivermos reunidos com o corpo de Cristo. Congregar provê cobertura espiritual e graças a Deus por que você está aqui.

1. Vamos falar de alguma experiência pessoal que tivemos com Deus enquanto congregávamos no templo ou na célula?

No Salmo 133, Davi relata que congregar é comparado ao óleo de unção e ao orvalho do monte Hermom. Em outras palavras onde o povo de Deus está congregado, o Espírito Santo se move produzindo cura do corpo e da alma, refrigério em meio a desertos, consolo, direção, restauração, libertação e muitas outras ações. E além disso o próprio Deus decreta a sua bênção e sua vida sobre o seu povo congregado!

2.  O que podemos fazer para estimular àqueles que já frequentam nossa igreja, mas que não congregam na célula?

3. O que eu posso fazer para tornar minha célula mais atraente?

Nunca sabemos quando Deus vai se mover de uma maneira especial. Então, é não deixar de congregar. Dos quinhentos irmãos que viram Jesus ressurreto (1Co 15:6), somente cento e vinte estavam congregados e orando (At 1:15) no dia de Pentecostes quando receberam o Batismo com o Espírito Santo (At 2:1-4). Deixar de congregar também estimula a incredulidade. É o caso de Tomé, que estando ausente, duvidou do relato dos dez companheiros acerca da aparição de Jesus (Jo 20:24,25).

4. Já te aconteceu de saber de algo tremendo que Deus operou numa reunião em que você estava ausente? Qual foi sua reação?

Congregação e Oração produzem Libertação. Pedro foi tirado da prisão miraculosamente porque havia uma igreja congregada e orando em favor dele (At 12:5,12). Vamos agora também cobrir de oração nossos irmãos da célula?

Pr. Paulo