(0 Votes)

Situação ou oposição?

"Ora, ouvindo os adversários de Judá e de Benjamim que os que tornaram do cativeiro edificavam o templo ao Senhor, Deus de Israel, chegaram-se a Zorobabel e aos chefes das casas paternas, e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco; pois, como vós, buscamos o vosso Deus; como também nós lhe temos sacrificado desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir para aqui. Responderam-lhes, porém, Zorobabel e Jesuá e os outros chefes das casas paternas de Israel: Não convém que vós e nós edifiquemos casa a nosso Deus: mas nós sozinhos a edificaremos ao Senhor, Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia. Então o povo da terra debilitava as mãos do povo de Judá, e os inquietava, impedindo-os de edificar; e assalariaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, por todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até o reinado de Dario, rei da Pérsia.”

Ed 4:1-5 

Participando:

Assim como os judeus foram libertos do cativeiro e chamados para a reconstrução do templo para adoração a Deus, nós também fomos libertos da maldição do pecado, lavados e remidos pelo sangue de Jesus Cristo e devemos mostrar ao mundo a única e verdadeira forma de adoração. Devemos nos esforçar diariamente para que nada venha nos impedir que O adoremos. Pode haver situações ou pessoas que estão conosco e não vamos nos livrar delas, e que tentam nos impedir de manter um relacionamento puro com Deus. Isto pode acontecer em casa, no trabalho, onde estudamos e até dentro da igreja.

1. Quando uma visão é estabelecida em determinado grupo (trabalho, lar, igreja, etc.) para que todos sigam, qual deve ser a atitude do servo de Deus quando ele não concorda com a visão?

2. Como devemos reagir quando nossos opositores se levantam, tentando nos impedir de sermos fiéis a Deus?

A reconstrução do templo ficou parada por quinze anos por causa dos opositores. Infelizmente as atitudes deles causaram muitos atrasos para os judeus. E hoje muitas pessoas estão afastadas do Caminho ou congregam sem nenhuma motivação e crescimento por causa de atitudes como inveja, contendas, mentiras e outras; que acabaram gerando mágoas, iras, ressentimentos e uma paralisia espiritual.

3. O que podemos fazer para resgatar estas pessoas que foram feridas dentro da igreja e se afastaram por causa das atitudes citadas acima?

Todos nós somos um grande potencial nas mãos de Deus, vamos deixá-lo nos usar com liberdade e nossas vidas não serão mais as mesmas.

4. O que devemos fazer para termos a atenção e não cedermos, quando vier a nós ofertas ou desejos para nos opormos à vontade de Deus?

Algumas atitudes que atrapalham o propósito de Deus podem partir de nós mesmos, por falta de temor a Deus, de conhecimento da Palavra, insubordinação, rebelião, crítica, etc. O diabo investe muito alto para impedir-nos de termos um relacionamento íntimo com Deus e com os irmãos, e para que a visão estabelecida por Deus não se cumpra, ele faz muitas ofertas para atrair os que buscam a Deus. Sempre haverá oposições, mas que elas não venham de nós!

5. Vamos orar e nos comprometermos diante de Deus a restaurar ou melhorar nosso relacionamento com Ele em santidade e obediência.

Pr. Rian