(0 Votes)

" Havendo Josué despedido o povo, foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herança, para possuírem a terra. Serviu o povo ao SENHOR todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que viram todas as grandes obras feitas pelo SENHOR a Israel. Faleceu Josué, filho de Num, servo do SENHOR, com a idade de cento e dez anos; sepultaram-no no limite da sua herança, em Timnate-Heres, na região montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gaás. Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o SENHOR, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o SENHOR; pois serviram aos baalins. Deixaram o SENHOR, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o SENHOR à ira. Porquanto deixaram o SENHOR e serviram a Baal e a Astarote."
(Juízes 2:6-13 RA)

" Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste."
(Gênesis 32:26-28 RA)


Participando:

1. Quais são alguns de seus planos para daqui a cinco anos?

Vimos pelo texto lido que Josué e as pessoas da sua geração conheciam a Deus pessoalmente e também os milagres dEle. O lema deles era: “primeiro Deus depois eu”. É a Geração Compromisso. Os filhos da geração de Josué, sabiam a respeito dos milagres de Deus, mas não conheciam a Deus pessoalmente. O lema desta geração é: “primeiro eu depois Deus”. É a geração Mais ou Menos. E por fim os netos da geração de Josué, não conheciam a Deus nem suas obras. O lema destes era: “primeiro eu, segundo eu e sempre eu”. É a Geração da Crise!

2. Vamos discutir, porque este tipo de decadência acontece?

3. Em que geração você se enquadria hoje: na Compromisso, na Mais ou Menos ou na da Crise? Porque?

A decadência das gerações de Josué também é realidade com Abraão (pai de multidões), Isaque (riso) e Jacó (enganador). Porém, quando decidimos mudar, saímos da terceira geração para a primeira. No vale de Jaboque, Deus até mudou o nome de Jacó para Israel (príncipe de Deus), foi sua passagem para a geração compromisso (Gn 32:26-28).

4. O que podemos aprender com esta frase: “Só pode se tornar Israel aquele que deixa de ser Jacó”.

5. No que depender de você, como estará a Menorah daqui a 20 anos?

Vamos orar uns pelos outros pedindo a Deus para nos tocar a assumir compromisso com Ele e seu Reino para sermos da primeira geração?

A primeira geração não tem gente perfeita, mas gente coerente.


Pregação
: Pr. Sérgio Leoto

Folha de estudo: Pr. Paulo