(2 Votes)

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33 RA)

A realidade do presente e a tendência dos fatos futuros não devem ter nossa permissão de roubar as conquistas previstas por Deus àqueles que crêem nEle.

Às vezes, preferimos nem saber a realidade por acharmos que assim é possível nos preservarmos. Jesus porém não pensava assim. Pelo contrário, Ele apresentava a pura realidade. Jesus falou com seus discípulos abertamente sobre a dispersão deles quando Ele fosse capturado, sobre sua morte de cruz, sobre a tristeza que eles sentiriam em contraste com a alegria do mundo pelo mesmo fato e concluiu afirmando que eles teriam aflições! Mas onde se esconde a paz na realidade? Qual relação entre paz e realidade? Consideremos alguns detalhes:

  • Jesus não disse que a paz estaria na realidade em si mesma mas nEle, “... para que tenhais paz em mim.”
  • A apresentação da realidade, evitaria a decepção dos discípulos de Jesus após sua morte.
  • A apresentação da realidade, evitaria que seus discípulos pensassem que tudo teria sido uma ilusão.
  • Vencer o mundo não é derrotar o mundo. É cumprir a missão dada por Deus sem se render às ditaduras do sistema humano pecaminoso e de valores invertidos.

Por tudo isso Jesus liberou esta palavra de encorajamento: “...mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Podemos entender ânimo como um estado de espírito. Em cada situação da vida, temos a oportunidade de escolher se vamos ter um mau ou bom ânimo.

Em outras palavras, Jesus estava dizendo para descartar o mau ânimo: a ira, a contenda, o medo, a ansiedade, a inveja, a competição, a amargura, etc.; e cultivar o bom ânimo: a fé, a adoração a Deus, a gratidão, o perdão, a insistência em atingir um alvo, etc.

Esta consciência seguida por atitudes compatíveis, estabelecerão a paz de Cristo em nossas vidas. Assim venceremos o mundo, pois nesta condição, de fato o vencedor habita em nós!

Tenha uma semana impactante pela ação de Deus em sua vida!

Pr. Paulo

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.