(1 Vote)

Basicamente a Bíblia nos apresenta dois tipos de morte: a morte física e a espiritual. A morte física está determinada a todos os seres humanos, e só não passarão por esta experiência os salvos que forem arrebatados na volta de Jesus. Entretanto a morte espiritual pode ser evitada quando se aceita Jesus Cristo como Salvador e Senhor, pois morte espiritual é perdição eterna, é ir morar para sempre no inferno após a morte física.

1. A morte é universal (Eclesiastes 8:8; Jó 30:23 e Salmos 49:10)

  • O homem consegue exercer domínio em muitas áreas da vida, mas não consegue dominar a morte.
  • Sábios, incultos, poderosos e cidadão comum não são diferenciados pela morte.

2. A morte é conseqüência do pecado do homem ( Romanos 5:12; 1 Coríntios 15: 21,22)      

  • Através de Adão o pecado entrou no mundo e com ele, a morte física e espiritual e por herança todos são pecadores, morrem fisicamente e estão destinados à morte espiritual.
  • Em Adão (um homem) todos morreram, mas por Jesus Cristo (um homem) temos a vida eterna e os corpos dos mortos salvos, ressuscitarão na vinda de Jesus Cristo.

3. A morte ocorre uma vez só (Hebreus 9:27)

  • O homem morre uma só vez, logo tem uma única vida. O espírito não pode voltar para nascer em outro ser (reencarnação), pois após a morte vem o juízo. Logo a oportunidade de “escapar” da morte espiritual é única, somente em vida!
  • Em casos de milagres de ressurreição, o espírito retorna ao mesmo corpo de onde saiu, não muito tempo depois. No caso de Lázaro, que é o de maior demora registrada, foi após 4 dias. Só em casos como este, é que ocorrerá uma segunda morte física, pois o ressuscitado um dia terá de morrer “definitivamente”.
  • Não há nenhum estágio intermediário entre a morte física e a vida eterna que possibilite qualquer “aperfeiçoamento” (purgatório) pois, depois da morte é juízo! Qualquer esforço humano, ainda que bem intencionado, será inútil.

 Amado, medite nisso e tome as atitudes necessárias:

  • Desejamos vida longa a você, mas você estaria preparado para a experiência da morte física hoje? Esta pergunta te assusta?
  • Você já tem a certeza da tua Salvação?
  • Peça perdão de teus pecados e tenha Jesus como Salvador e Senhor pois isto te garante vida longa na terra e certeza da vida após a morte na presença de Deus eternamente.
                                                                                                                          Pr. Paulo de Faria Filho