Ainda não há comentários

A loucura da pregação

18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. 20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 22 Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; 23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. 24 Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. 26 Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. 27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; 28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 29 Para que nenhuma carne se glorie perante ele. 30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 31 Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor. (1 Coríntios 1:18-31)

Participando

Vivemos em um tempo em que as pessoas estão cada vez mais e mais buscando a sabedoria, estudam filosofias, buscam ideias novas, livros de autoajuda, etc. Devemos sim buscar sabedoria, mas a sabedoria do alto, porém as pessoas buscam a sabedoria humana, sabedoria que exclui Deus, que glorifica a autossuficiência humana, que faz do homem a autoridade suprema.

  1. No verso 21, Paulo nos fala sobre a loucura da pregação. A pregação é uma loucura porque seu conteúdo é a cruz. Compartilhe o que você entende como “a mensagem da cruz”.

 

  1. Ler os versos 23 a 25. O Mundo jamais entenderá aqueles que vivem pela fé. Na ótica humana, cada ato de Fé, é uma loucura. Cite pelo menos uma história da Bíblia (ou uma atual) que você acha que aos olhos humanos foi uma loucura.

 

  1. Vamos ler os versos 26 a 31. Podemos entender neste texto, que Deus geralmente escolhe os improváveis como escolheu Abraão, Moisés, Davi entre outros. E você? Têm atendido ao chamado de Deus? Ou está dando desculpas de que não é capaz, está doente, é velho, não teve família, não é merecedor, etc. Compartilhe para que possamos orar juntos.

Concluindo

Independente de quem você é, como você está e de onde veio, hoje Deus te chama para viver a loucura da pregação, a pregação do evangelho da cruz e ser mais um improvável que Deus vai usar de maneira sobrenatural. Não é sobre você, mas sobre o que Deus pode fazer através de você. Vamos orar juntos e nos colocar à disposição de Deus.

 Pregada por Pr.Gê
Pregada em 16/02/20

Publicar um comentário